Título do filme: REI DAVID (King David, EUA 1985)
Direção: Bruce Beresford
Elenco: Richard Gere, Edward Woodward, Alice Krige.
Resumo: Versão bíblica do herói David que derrotou Golias, o gigante filisteu.
Contexto Histórico
As primeiras civilizações da História surgiram e se desenvolveram entre 2.800 e 400 A. C. nas regiões ribeirinhas do Oriente Próximo e Médio. São as civilizações da Antiguidade Oriental, que viviam no contexto do Modo de Produção Asiático. Espalharam-se por cinco áreas interligadas geográfica e culturalmente: Mesopotâmia, Egito, Fenícia, Pérsia e Palestina. Essa última conheceu importantes civilizações, destacando-se cananeus, filisteus e hebreus.
Por volta de 1050 a. C., dois séculos após o êxodo (fuga do Egito para Palestina), os hebreus tiveram que lutar com persistência contra cananeus e filisteus . Josué, sucessor de Moisés, agrupou os vários clãs em 12 tribos pelas terras conquistadas. A resistência de cananeus e filisteus, tornava indispensável a unidade política das tribos e a fidelidade religiosa em um único Deus, Jeová, (“Iavé”, aquele que é).
Saul, o primeiro rei dos hebreus, foi sucedido por David em 1006 a. C. que destacou-se por derrotar o gigante filisteu, Golias. Sob comandpo de David, os israelitas tomaram Jerusalém na luta contra os cananeus, transformando-a em sua capital. Outras vitórias contra filisteus, moabitas e arameus, garantem a independência do reino de Israel.
Após o reinado de David, Israel foi governada por Salomão (966 A. C.), que tornou-se um dos maiores reis dos hebreus. Com a morte de Salomão em 933 A. C. , as tribos recusaram-se a obedecer um único rei, provocando uma crise política através da divisão (cisma), das 12 tribos nos reinos de Judá, com capital em Jerusalém , e de Israel, com capital na Samária.